O Governo Federal ressalta que profissionais de saúde e pacientes com suspeita de coronavirus devem ter prioridade no uso de máscaras cirúrgicas e de maior proteção, como a N-95. Os especialistas destacam que higiene e distanciamento social são tão ou mais importantes, mas dizem que as máscaras são úteis principalmente pra evitar que pessoas que têm o vírus o transmitam, e menos para proteger quem as usa.
Lembre-se! A máscara é individual, deve ter pelo menos duas camadas (dupla face, se for de pano) e deve ser lavada com água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos!
O uso das máscaras de tecido, no entanto, tem sido uma saída para a população, já que as máscaras cirúrgicas estão em falta no mercado devido a grande procura nos últimos meses.
A adoção de máscaras não tem a ver apenas com orientações de governo, mas também com a cultura de cada país. Em Buenos Aires, na Argentina foi anunciada multa de até R$ 6,2 mil para quem for flagrado sem usar máscaras. Em algumas partes da Ásia, o uso da máscara tem sido o padrão, por exemplo, na China continental, Hong Kong, Japão, Tailândia e Taiwan. Alguns países europeus, onde o uso de máscaras não é tão comum, começam a adotá-las. A República Tcheca tornou obrigatório o uso de cobertura para o nariz e a boca em espaços públicos. O governo austríaco anunciou que vai tornar obrigatório o uso de máscaras em supermercados. Autoridades de saúde dos Estados Unidos estão discutindo recomendar coberturas faciais para todos quando saírem em público. Em Nova York o governador anunciou que o uso de máscaras será obrigatório.
E aí, você conhece alguém resistente ao uso de máscaras?! Marca aqui o querido pra ele se ligar nas nossas dicas de proteção!
Vale a pena também o puxão de orelha! 😷😁 Vou começar o rol de marcações! Lá vai!




