Prioridades.
Os papéis de cada membro da equipe deve estar claros. Como não estarão reunidos em um mesmo espaço físico, a comunicação deve ser bastante eficiente e clara, para que todos entendam o que é realmente esperado de cada um, quais tarefas devem ser executadas e como recorrer em caso de dúvidas, ou problemas súbitos, a depender de cada área de atuação.
Atente-se também aos reportes. Eles devem ser individuais e diários, para que seja possível acompanhar o progresso da equipe, sem expor qualquer membro menos entusiasmado.
Importante fazer uso também de videoconferência. É uma espécie de recurso excelente, que aproxima o líder dos liderados. Assim, a equipe conversa ao mesmo tempo, se utilizando de Skype, por exemplo. O ideal é que essas reuniões sejam periódicas, sem perder a empolgação no contato, pois é esse ponto que manterá a qualidade e a produtividade da equipe como um todo.
Por fim, gestores, não esqueçam da sua saúde! Todas as metas precisam ser cumpridas? Sim, desde que isso não afete sua saúde! Não é clichê, ok? A preocupação com sua equipe é importante, mas nesse momento é mais urgente que se priorize o equilíbrio e a sanidade mental.
Evite também práticas abusivas e desnecessárias, como solicitar que um liderado fique com sua webcam ligada o dia inteiro para que seja possível monitorar suas atividades. Se não confia no profissional, então a falha de contratação foi sua. Evite desgastes e nunca compactue com o assédio moral.




